R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Série Princípios da Qualidade – Liderança

principios-da-qualidade-liderança-brics

Olá,

Vamos continuar com a nossa série de artigos sobre os Princípios da Qualidade. Para ver o artigo anterior, sobre Foco no Cliente, é só clicar aqui.

Vamos falar hoje sobre o segundo princípio, segundo a ótica da ISO 9000, Liderança.

Princípio 2 – Liderança

Declaração
Líderes em todos os níveis estabelecem uma unidade de propósito e direcionamento e criam condições para que as pessoas estejam engajadas para alcançar os objetivos da qualidade da organização.

Justificativa
A criação de unidade de propósito, direcionamento e engajamento das pessoas permite a uma organização alinhar as suas estratégias, políticas, processos e recursos para alcançar os seus objetivos.

Principais benefícios (conforme ISO 9000:2015)

  • Aumento da eficácia e da eficiência em atender aos objetivos da qualidade da organização;
  • Melhoria na coordenação dos processos da organização;
  • Melhoria na comunicação entre níveis e funções da organização;
  • Desenvolvimento e melhoria da capacidade da organização e de seu pessoal em fornecer os resultados desejados.

Ações possíveis (conforme ISO 9000:2015)
Algumas das ações possíveis incluem:

  1. Comunicar a missão, visão, estratégia, políticas e processos da organização para toda a organização;
  2. Criar e manter valores compartilhados, imparcialidade e modelos éticos de comportamento em todos os níveis da organização;
  3. Estabelecer uma cultura de confiança e integridade;
  4. Incentivar um compromisso para a qualidade em toda a organização;
  5. Assegurar que os líderes em todos os níveis sejam exemplos positivos para as pessoas na organização;
  6. Prover as pessoas com recursos, treinamento e autoridade necessários para atuar com responsabilização por prestar contas;
  7. Inspirar, incentivar e reconhecer a contribuição das pessoas.

Na próxima semana, iremos abordar o terceiro princípio, Engajamento das Pessoas.

Até lá!
Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Auditor Líder ISO 9001/14001/45001/22000. Ajuda empresas e profissionais da qualidade a simplificarem seus processos, contribuindo com tecnologia e conteúdo.

Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Posts relacionados

Comments (1)

[…] 1 – Foco no Cliente Princípio 2 – Liderança Princípio 3 – Engajamento das Pessoas Princípio 4 – Abordagem de Processo Princípio 5 – […]

Comments are closed.

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?