Série Princípios da Qualidade – Engajamento das Pessoas

Olá,

Vamos continuar com a nossa série de artigos sobre os Princípios da Qualidade. Para ver os artigos anteriores, clique aqui.

Vamos falar hoje sobre o terceiro princípio listado na ISO 9000, Engajamento das Pessoas. A estrutura dos tópicos segue o modelo dos artigos anteriores.

Princípio 3 – Engajamento das Pessoas

Declaração
Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis da organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.

Justificativa
A fim de gerir uma organização eficaz e eficientemente, é importante respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização.

Principais benefícios (conforme ISO 9000:2015)

  • Melhoria da compreensão dos objetivos da qualidade da organização pelas pessoas da organização e maior motivação para alcançá-los;
  • Maior envolvimento das pessoas em atividades de melhoria;
  • Melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das pessoas;
  • Melhoria da satisfação das pessoas;
  • Melhoria da confiança e da colaboração em toda a organização;
  • Maior atenção aos valores e cultura compartilhados em toda a organização.

Ações possíveis (conforme ISO 9000:2015)
As ações possíveis incluem:

  1. Comunicação com as pessoas para promover a importância da sua contribuição individual;
  2. Promover a colaboração em toda a organização;
  3. Facilitar a discussão aberta e o compartilhamento de conhecimentos e experiências;
  4. Empoderar as pessoas para determinar restrições ao desempenho e para tomar iniciativas sem medo;
  5. Reconhecer e aceitar a contribuição, aprendizagem e aperfeiçoamento das pessoas;
  6. Permitir a autoavaliação de desempenho em relação aos objetivos pessoais;
  7. Realizar pesquisas para avaliar a satisfação das pessoas, comunicar os resultados e tomar medidas apropriadas.

O próximo artigo será sobre o quarto princípio, Abordagem de Processo.

Até a próxima!
Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Auditor Líder ISO 9001. Ajuda empresas e profissionais da qualidade a simplificarem seus processos, contribuindo com tecnologia e conteúdo.

Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Deixe Seu Comentário:

One thought on “Série Princípios da Qualidade – Engajamento das Pessoas

  1. Pingback: Série Princípios da Qualidade - Gestão de Relacionamento - BRICS Certificações

Comentários encerrados.