R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Quais os tipos de cadeirinhas para cada idade?

tipos-de-cadeirinhas

Bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação? Todos esses produtos têm a mesma finalidade, transportar com segurança as crianças, desde os recém-nascidos até a idade de 10 anos. Existem diferentes tipos de cadeirinha para cada idade e, hoje, vamos explicar as diferenças de cada um.

Bebê conforto

O bebê conforto é o nome dado para a cadeirinha a ser utilizada pelo bebê recém-nascido até ele completar seu 1º ano de idade, ou até ele pesar 13 kg, em média. O bebê conforto deve ser fixado no banco traseiro de veículo, de costas para o motorista. Ele também deve manter a criança com o corpo inclinado em um ângulo de, no mínimo, 45º.

A posição na qual o bebê conforto é instalado – de costas para o movimento – é a mais segura para a criança dentro de um carro.

 

Cadeirinhas

 A cadeirinha é um dispositivo que pode acompanhar a criança por mais tempo. Elas são montadas viradas para a frente e na posição vertical. Também devem ser usadas para o transporte de crianças a partir do instante em que elas deixarem de utilizar o bebê conforto. Normalmente, elas são utilizadas de um até aproximadamente os quatro anos de idade – ou enquanto estiverem na faixa de peso indicado pelo fabricante do dispositivo (geralmente de 9 kg a 18 kg). As cadeirinhas devem ter cinto de segurança próprio para segurarem as crianças.

Tanto o bebê conforto como a cadeirinha, devem ser fixadas ao banco através do cinto de segurança do veículo.

 

Assento de Elevação

O assento de elevação, também conhecido no mercado como booster seat, é utilizado  por crianças com idade entre 4 e 10 anos, quando a criança já não cabe na cadeirinha. Além disso, é preciso usar o assento de elevação em crianças que ainda não atingiram 1,45m de altura. Isso ocorre, pois os bancos dos veículos e os cintos de segurança são projetados para garantir o transporte seguro a partir dessa altura.

A função do assento de elevação é exatamente deixar a criança em uma posição mais alta no banco, para que ela possa utilizar o cinto de segurança do próprio veículo, de maneira segura.

Sistema ISOFIX

O sistema ISOFIX é um sistema mais preciso, que permite instalar a cadeirinha de maneira mais rápida e sem erros. Portanto, vale a pena observar se o veículo possui esse sistema e utilizar essa facilidade.

Antes de comprar um bebê conforto, uma cadeirinha ou o booster, é importante ver como você irá prender o equipamento no seu carro. Muitos modelos de automóvel já possuem o sistema ISOFIX para a fixação das cadeirinhas, mas nem todas as cadeirinhas são adaptadas para esse sistema.

 

DE OLHO NO SELO!

Lembre-se! Seja qual for o tipo de cadeirinha adquirida, certifique-se de que ela tenha o selo de conformidade do Inmetro fixado. Isso vai garantir que o produto foi produzido dentro de todas as normas necessárias para a segurança da criança. Procure nosso selo!

 

 

Se você gostou das informações, não esqueça de deixar um comentário e compartilhar este artigo com amigos e familiares nas redes sociais.

BRICS Certificações
Garantindo Segurança no seu dia-a-dia!

Posts relacionados

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?