Como ler as marcações de um pneu?

As informações listadas na lateral de um pneu à primeira vista podem parecer difíceis de entender. Mas, com as informações certas, você pode traduzir facilmente o código do seu pneu em informações úteis. Então vamos entender melhor.

Leitura do tamanho dos pneus

Os números são indicadores do tamanho, tipo e desempenho do pneu.

Para facilitar o entendimento, utilizaremos como exemplo a marcação P215/60 R16 94 V. (veja a imagem)

1 – Categoria do pneu – Os primeiros dados que aparecem são letras, que indicam o uso adequado do pneu para cada tipo de veículo. No nosso exemplo, a letra P indica que foi projetado para veículos de passeio. Outras categorias possíveis:

  • LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores;
  • ST: recomendados para reboques e motor-homes;
  • C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

2 – Largura do pneu – O primeiro número está relacionado com a largura do pneu, sendo o valor indicado com a medida em milímetros. No nosso exemplo, 215 corresponde a largura de 215 milímetros.

3 – Relação nominal de aspecto – É a proporção entre a altura e a largura do pneu. O número 60 indica que a altura do pneu é igual a 60% da largura, ou seja, 129 mm de altura). Para achar esse valor, basta multiplicar 60% pela medida da largura. A conta ficaria assim: (60 / 100) x 215 = 129 milímetros. Quanto maior for o número, mais “alto” é o pneu.

4 – Tipo de construção – A letra “R” em um tamanho de pneu significa Radial, o que significa que as camadas correm radialmente ao longo do pneu.

5 – Diâmetro do aro em polegadas – É o tamanho do aro medido de uma extremidade à outra. Um pneu do tamanho P215 / 60 R16 é feito para uma roda com 16 polegadas. (esse número representa o tamanho da roda necessária para comportar o pneu)

6 – Índice de carga – Com esse número, se consulta a tabela específica para verificar a carga máxima suportada por cada pneu no veículo. Indicado pelo número 94, no nosso exemplo, ele se correlaciona com uma medida em libras. Esta é a carga máxima que o pneu pode suportar quando adequadamente inflado.

 

7 – Categoria de velocidade – Informa a capacidade de velocidade máxima de um pneu. A Letra V equivale a 240 quilômetros por hora. Vale ressaltar, novamente, que a calibragem correta é fundamental para garantir a segurança e a eficiência na direção.

Com essas dicas, você vai saber ler as informações constantes no pneu. Lembre-se de, no ato da compra, conferir se ele tem o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que garante um produto que atende aos requisitos de segurança.

Sobre a Brics

BRICS Certificações é uma organização que conduz e concede a certificação de conformidade de produtos, compulsória ou voluntária, com base em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos. A BRICS Certificações está presente no dia a dia dos consumidores brasileiros, garantindo a qualidade e segurança de milhares de produtos.

Para mais informações entre em contato conosco pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@brics-ocp.com.br.

BRICS Certificações
Credibilidade e Confiança para sua Marca!

Deixe Seu Comentário: