R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Publicada Nova Portaria Inmetro de Eletrodomésticos

nova-portaria-eletrodomestico-inmetro

Atenção a todos os fabricantes e importadores de Aparelhos Eletrodomésticos!

No dia 31/03/2022 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Inmetro nº 148/2022, que atualiza a regulamentação quanto Certificação de Aparelhos Eletrodomésticos e Similares e substitui a Portaria Nº 371/2009, bem como as demais portarias que estabeleciam critérios para essa certificação.

Buscando manter nossos clientes e parceiros bem informados, neste artigo iremos abordar os principais pontos de mudanças para o mercado.

principais mudanças da nova portaria de eletrodomésticos

Abaixo, nossos especialistas listaram as principais mudanças da portaria de eletrodomésticos:

  1. Certificado para o sistema 5 passa a ter validade de 6 (seis) anos, com manutenções anuais.
  2. Fábricas que possuem certificação ISO 9001, poderão ser isentas de auditoria presencial, devendo, no entanto, apresentar o certificado válido para a linha de produtos a ser avaliada, bem como o registro de 01 (um) ciclo completo de auditoria. Nesses casos, devem apresentar também os registros dos ensaios de rotina dos últimos 60 (sessenta) dias para todos os produtos a serem certificados.
  3. A alteração do sistema de certificação de lote, passando do sistema 7 para o sistema 1b, o que obriga a coleta de amostras no Brasil para os itens importados.
  4. Não aceitação de test report, exceto, para compressores que permanecem a possibilidade de apresentar ensaios realizados em laboratórios estrangeiros SOMENTE.
  5. Identificação e rastreabilidade – os produtos certificados deverão apresentar data de fabricação e LOTE em suas embalagens, de modo que seja possível garantir a sua rastreabilidade no comércio.

A nova Portaria de Aparelhos Eletrodomésticos e Similares entra em vigor em 02/05/2022. A partir da data de vigência, os fabricantes e importadores devem seguir as novas condições e adequar o layout do Selo de Identificação da Conformidade para novas certificações.

Para produtos já certificados pela portaria antiga, os fabricantes e importadores tem até 60 meses para adequar as condições e layout aplicáveis do Selo de Identificação da Conformidade. No entanto, devem adequar seus processos de certificação em até 36 meses.

Você pode conferir a Portaria Inmetro Nº 148 de 28 de Março de 2022, clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@brics-ocp.com.br.

BRICS Certificações
Credibilidade e Confiança para sua Marca!

Posts relacionados

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?