O que é Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro, fornece informações sobre o desempenho dos produtos, com foco especial na Eficiência Energética, com o objetivo de:

  • Fornecer informações úteis, orientando a escolha dos consumidores que, assim, poderão tomar decisões de compra mais conscientes, considerando outros atributos, além do preço, no momento da aquisição dos produtos.
  • Estimular a competitividade da indústria, que deverá fabricar produtos cada vez mais eficientes.

Como funciona o PBE?

O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) funciona da seguinte forma: os produtos passam por ensaios em laboratório acreditados pelo INMETRO, conforme vários critérios estabelecidos, e recebem etiquetas com faixas coloridas que os diferenciam. Nos casos de Eficiência Energética, a classificação vai da mais eficiente (A) à menos eficiente (G), e fornece outras informações relevantes, como, por exemplo, a eficiência de lavagem e de uso da água em lavadoras de roupa.

A partir dessa informação, no momento da compra, os consumidores podem escolher os produtos mais econômicos e, consequentemente, favorecer a fabricação dos mais eficientes e sustentáveis.

Por que o Programa Brasileiro de Etiquetagem PBE é importante?

No caso específico do Programa de Etiquetagem com foco na classificação de Eficiência Energética, sua importância está ligada às metas brasileiras de economia de energia. O Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) estabeleceu uma meta de 10% de redução no consumo energético, por meio de ações de eficiência energética.

Além da economia de energia, as informações das etiquetas ajudam a equilibrar a relação de consumo, diminuindo a assimetria de informação existente entre quem compra e quem vende, uma vez que os consumidores geralmente não têm conhecimento técnico sobre os produtos que adquirem.

Dessa forma, para que os fornecedores se destaquem no mercado mostrando que seus produtos justificam o investimento, precisam realizar melhorias na qualidade dos produtos que oferecem.

ETIQUETA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Como ler as informações que a etiqueta fornece para você

A Etiqueta é o Selo de Conformidade que é fixado aos produtos nos pontos de venda, evidenciando o atendimento a requisitos de desempenho estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

Dependendo do critério de desempenho avaliado, ela recebe nomes diferentes.

Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, só mudando de acordo com as características técnicas de cada produto. Antes de comprar um produto etiquetado, verifique a letra que indica sua eficiência energética. Por exemplo, um eletrodoméstico classificado com a letra A é mais eficiente que um com a letra B.

 

E um lembrete, nenhum lojista pode tirar as etiquetas dos produtos antes da venda! Isso cabe ao consumidor!

BRICS Certificações está acreditada desde 2013 pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE/INMETRO), e desde então já certificou milhares de produtos, garantindo conformidade e segurança para os consumidores brasileiros. A lista de escopos atendidos pela BRICS pode ser consultada aqui, bem como suas Portarias aplicáveis.

Quer Certificar seu Produto ou seu Sistema de Gestão?  Entre em contato conosco pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@brics-ocp.com.br.

Será um prazer atender você!

BRICS Certificações
Credibilidade e Confiança para sua Marca!

Deixe Seu Comentário:

One thought on “O que é Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)?

  1. Pingback: Dia dos Namorados 2021: Cuidado na hora das compras! - BRICS Certificações

Comentários encerrados.