Dia das Crianças: Como comprar brinquedos seguros?

O Dia das Crianças está chegando e muitos dos pequenos já deixaram claro o que querem de presente: brinquedos! Mas, dentre tantas opções, como saber se o brinquedo que você está comprando é seguro e adequado à idade da criança?

Você sabia que os acidentes ou lesões não intencionais representam uma das principais causas de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil? Sabendo da importância do tema, a Brics Certificações separou algumas dicas importantes para você comprar brinquedos seguros e compatíveis com a idade das crianças, garantindo a diversão e a segurança dos pequenos.

Procure o selo do Inmetro

Todos os brinquedos vendidos no Brasil, mesmo os importados, obrigatoriamente precisam ter o selo do Inmetro. O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que o certificou. O Selo de Certificação de Segurança de Brinquedos, ou simplesmente selo inmetro, garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.

Os testes levam em conta vários critérios de segurança, como os riscos de acidentes, contaminação por produtos químicos, nível de ruído e luminosidade ou peças que podem ser engolidas, de acordo com a idade dos pequenos. Assim, nunca compre brinquedos que não tiverem o selo Inmetro.

Não compre brinquedos no comércio informal

Apesar dos preços muitas vezes serem mais atrativos, muitos brinquedos do comércio informal não possuem certificação, ou seja, não passam por nenhum tipo de inspeção de segurança. Suas peças podem soltar, provocando engasgos, e apresentar substâncias tóxicas para os pequenos. Por isso, peça sempre a nota fiscal no estabelecimento da compra.

Leia com atenção as instruções de uso

Antes de entregar o produto à criança, leia atentamente as instruções de uso. Cuidados especiais devem ser observados na retirada de embalagens e sacos plásticos que podem acompanhar o produto. Estes devem ser retirados por um adulto antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos, e até mesmo o risco de sufocamento. Procure, ainda, supervisionar o uso do brinquedo.

Preste atenção à idade indicada

Um brinquedo pode ser adequado para uma idade, mas perigoso para outra. Assim, outro ponto essencial para a segurança da criança é que a faixa etária do brinquedo seja respeitada para que acidentes sejam evitados.

A faixa etária a que o brinquedo se destina, deve constar na embalagem, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem, dentre outros. As informações obrigatórias na embalagem demonstram a responsabilidade do fabricante ou importador.

Ainda é importante lembrar: Quem tem filhos em idades diferentes deve cuidar para que os menores não tenham acesso aos brinquedos dos maiores.

Compras Online de Brinquedos

Nas compras de brinquedos pela internet, todas as recomendações citadas anteriormente devem ser observadas. É obrigatório que o fornecedor disponibilize todas as informações necessárias para a segurança da criança. Não é obrigatório o site mostrar os Selos e/ou a Etiqueta, mas as informações do registro Inmetro contidas neles devem ser apresentadas de forma clara no momento da compra. Na dúvida, pergunte ao lojista.

Desejamos a todos um feliz Dia das Crianças e ótimas compras!

BRICS atua como Organismo Certificador de Produtos (OCP) acreditado pelo Inmetro e o nosso Selo de Certificação de Segurança de Brinquedos garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.

Para mais informações entre em contato conosco pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@brics-ocp.com.br.

BRICS Certificações
Credibilidade e Confiança para sua Marca!

Deixe Seu Comentário: