R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Certificação de Pastilhas e Lonas de Freio

certificação de pastilhas e lonas de freio

O sistema de freio automotivo é um dos itens que mais afetam a segurança ao dirigir um veículo. Quando um carro é desenvolvido, o sistema de freios é cuidadosamente projetado para atender as normas mais exigentes que existem.

Em um veículo, um sistema de freio possui vários componentes (tambor, lonas, discos de freio, cilindro mestre, pastilhas etc.), cada um com sua função específica. Contudo, para frear o movimento de um veículo, é preciso que haja um atrito nas rodas, para reduzir ou parar bruscamente quando necessário. Por serem itens de segurança de componentes automotivos,  o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – incluiu os materiais de atrito que formam o conjunto de pastilhas e lonas de freios na lista de certificação compulsória para autopeças. Continue a leitura e entenda sobre essa certificação.

Por que Certificar Pastilhas e lonas de Freio?

Os materiais de atrito para freios estão presentes no Sistema de Freios dos veículos automotores. Esse sistema é composto por diversos itens que estão sempre trabalhando em conjunto a fim de desacelerar e de parar totalmente um veículo que está em movimento ou manter o automóvel parado, quando está estacionado. Assim, sem freios, é impossível dirigir um carro ou qualquer veículo.

Tipos de Freios

Os freios funcionam de duas formas diferentes, dependendo do modelo. Podemos dizer que há dois tipos de freios:

  1. O freio a disco, que funciona por meio da utilização do conjunto de pastilhas, que atritam em um disco, o que faz o veículo parar definitivamente.
  2. O freio a tambor, que funciona pelo atrito do conjunto das lonas na roda, o que faz parar o veículo.

Pastilhas de Freio

Componente do freio a disco constituído de plaqueta metálica e material de atrito do freio, que recebe a força de atuação do freio a disco. Os materiais mais comuns utilizados na sua fabricação são resinas fenólicas, grafite, pó de ferro, carbono, entre outros. Devido ao fato de estarem sempre em atrito com o disco de freio, elas tendem a se desgastar com mais velocidade, o que reduz o poder de frenagem.

Lonas de Freio

Componente do freio a tambor. Costumam equipar veículos mais antigos ou populares. Ele constituído de sapata metálica e material de atrito do freio, que recebe a força de atuação do freio a tambor. Presentes nos freios traseiros, elas realizam o travamento do carro quando o freio de mão está acionado.

A IMPORTÂNCIA Da CERTIFICAÇÃO Inmetro

Garantir a segurança dos ocupantes do veículo é fundamental. Por isso, o Inmetro publicou a Portaria nº 55/2014. Este regulamento estipula os requisitos mínimos de segurança para a fabricação, importação e comercialização de Materiais de Atrito. Os requisitos dessa portaria se aplicam aos materiais de atrito para freios de veículos rodoviários automotores destinados ao uso em vias públicas, classificados nas categorias M, N e O, seus rebocados e combinados.

O objetivo da certificação obrigatória é fazer com que as peças produzidas no Brasil, para abastecer o mercado, ou importadas, atendam a requisitos mínimos de segurança e possuam o selo de Identificação da Conformidade do Inmetro. O selo do Inmetro garante que a peça certificada atende aos critérios estabelecidos pela portaria. Entenda mais sobre o Selo Inmetro acessando aqui.

Ficam excluídos dessa certificação os materiais de atrito utilizados em conjuntos pastilhas de freio a disco e em conjuntos lonas de freio a tambor, para os veículos rodoviários automotores classificados na categoria L, veículos de competição, máquinas agrícolas, máquinas e tratores para uso off Road e outros fins. Saiba mais detalhes baixando nosso E-book de Certificação de Componentes Automotivos.

SUA EMPRESA PRECISA CERTIFICAR PAstilhas e lonas de freio?

Se você é fabricante ou importador e precisa certificar, a BRICS Certificações é acreditada pelo Inmetro e pode te ajudar no processo de certificação. O processo de certificação, segundo Portaria Inmetro nº 55/2014,  garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis, concedendo a empresa fabricante/importadora o selo de segurança do Inmetro.

Consulte nossos especialistas e tenha um processo de certificação tranquilo, sem sustos e sem surpresas pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@brics-ocp.com.br.

Será um prazer atender você!

BRICS Certificações
Credibilidade e Confiança para sua Marca!

Posts relacionados

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?