Como comprar presentes para o Dia das Mães?

Contagem regressiva para o Dia das Mães. Com a chegada de uma data tão celebrada, o comércio se movimenta para atrair clientes. Aí vem aquela dúvida por parte dos consumidores: quais cuidados são necessários na hora de comprar um produto?

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os produtos elétricos são os mais vendidos nessa data. O consumidor precisa prestar atenção se o item escolhido tem o selo de Identificação Inmetro na embalagem, o que garante a segurança da mercadoria.

Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos do Instituto, orienta o consumidor a evitar o comércio informal, pois esses produtos não são submetidos a testes de qualidade. Souza explica que existem vários selos que classificam os produtos elétricos.

“Alguns eletrodomésticos, como aspiradores de pó, secador de cabelo, liquidificador, exibem também um selo ruído do Inmetro que informa a potência sonora do aparelho. Essa informação é classificada de A a E, possibilitando que se compre um produto mais silencioso”.

Os cuidados na hora de ir as compras vão além dos eletrodomésticos. Cosméticos, perfumarias e roupas também devem ter a certificação do Inmetro. No caso de vestuário, Hércules Souza chama a atenção para as informações da etiqueta.

“É importante que o consumidor esteja atento à etiqueta do produto, ela tem todas as informações necessárias pro consumidor, que vão dos dados do fabricante até questões envolvendo a composição têxtil, cuidado de conservação. Essas informações têm que estar sempre em português. Essa orientação que permite que o consumidor faça uma compra segura”.

Se a opção for comprar presente ou algum serviço pela internet, é importante buscar sites confiáveis, verificar a data de entrega e sempre exigir nota fiscal.

Fonte: Agência Brasil

Deixe Seu Comentário: