R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Volta às Aulas: Compra Segura de Material Escolar

volta às aulas com segurança

Com a proximidade da volta às aulas presenciais, começa a correria da compra do material escolar. Além da busca pelo melhor preço, os pais e responsáveis precisam ficar atentos se os produtos ostentam o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.

A presença do selo indica que os artigos escolares atendem aos requisitos mínimos de segurança, foram aprovados nos testes laboratoriais e não oferecem riscos à segurança e à saúde das crianças com idade inferior a 14 anos. São verificados, por exemplo, se os itens escolares possuem substâncias tóxicas que possam ser levados à boca, ou causar acidentes por causa de bordas cortantes ou pontas perigosas.

A Portaria Inmetro nº 423/2021 enquadrou 24 artigos escolares com certificação compulsória, e, portanto, obrigados a ter o Selo Inmetro. Entre eles, estão: apontador, borracha, ponteira de borracha, caneta esferográfica/roller/gel, caneta hidrográfica (hidrocor), cola (líquida ou sólida), compasso, corretor (adesivo ou tinta), curva francesa, estojo, esquadro, giz de cera, lápis preto ou grafite, lápis de cor, lapiseira, marcador de texto, massa plástica, normógrafo, ponteira de borracha, régua, transferidor, merendeira ou lancheira, pasta com aba elástica, tesoura de ponta redonda e tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

Cabe destacar, ainda, que os materiais claramente identificados para uso artístico ou profissional estão isentos da certificação.

Dicas para a hora das compras

Pais e responsáveis, não deixem de verificar os seguintes requisitos na hora de comprar o material escolar:

  • Selo Inmetro afixado na embalagem ou diretamente no produto;
  • No caso de materiais escolares vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o Selo Inmetro deve estar próxima ao produto;
  • Indicação de faixa etária, para que adquiram artigos escolares de acordo com a idade dos filhos;
  • Comprar no mercado formal, mediante a emissão da nota ou cupom fiscal, que garante a procedência dos produtos.

Compras Online

Além de ser prática, as compras pela internet podem ser uma boa opção para comparar preços em pouco tempo. Mas é preciso redobrar a atenção para evitar problemas em relação ao material escolar adquirido. No comércio virtual, inclusive nos sites de intermediação (marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Amazon, etc.), as informações constantes do Selo de Identificação da Conformidade devem estar visíveis em todas as páginas onde haja a oferta do produto. Muitos sites de comércio virtual ignoram essa exigência, podendo acarretar infrações e multas.

SUA EMPRESA PRECISA CERTIFICAR Artigos Escolares?

Se você é fabricante ou importador e precisa certificar artigos escolares, a BRICS Certificações é acreditada pelo Inmetro e pode te ajudar no processo de certificação. O processo de certificação, segundo Portaria Inmetro nº 423/2021, garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis, concedendo a empresa fabricante/importadora o selo de segurança do Inmetro.

Se precisa se regularizar, consulte aqui para mais informações.

Consulte nossos especialistas e tenha um processo de certificação tranquilo, sem sustos e sem surpresas pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@brics-ocp.com.br.

Será um prazer atender você!

BRICS Certificações
Credibilidade e Confiança para sua Marca!

Posts relacionados

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?