R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Dicas e Cuidados com Panelas de Pressão

Dicas e Cuidados com Panelas de Pressão

As panelas de pressão são bastante populares por sua praticidade. A combinação da pressão e do vapor confere sabor e reduz o tempo de cozimento dos alimentos. No entanto, elas podem ser perigosas. Como vimos no último mês, explosões de panelas de pressão podem ocorrer, provocando além de grandes estragos, queimaduras e até mesmo morte.

Pensando nisso, vamos ver algumas dicas que você pode tomar para reduzir o risco de acidentes ao usar uma panela de pressão.

Reduzindo o risco de acidentes com a panela de pressão

As panelas de pressão são extremamente perigosas quando usadas incorretamente ou mal fabricadas. Aqui estão algumas dicas que você pode tomar antes de usar uma panela de pressão:

Leia o manual de instruções –  Antes de começar a usar uma panela, preste atenção a todas as instruções e avisos de segurança e siga estas instruções ao pé da letra.

Inspecione a panela de pressão antes de cozinhar – O anel de vedação de borracha ou silicone é fundamental para o bom funcionamento de uma panela de pressão. Antes de cozinhar, verifique se o anel de vedação está limpo e não está rachado ou seco.

Não encha demais a panela de pressão – Uma panela de pressão nunca deve estar mais de dois terços cheia. Isso é para evitar que os alimentos bloqueiem as aberturas na tampa da panela e para acúmulo de pressão.

Libere a pressão de maneira segura – Aprenda os procedimentos corretos para liberar o vapor da panela de pressão e abrir o aparelho. Certifique-se de entender como os recursos de segurança funcionam e siga os procedimentos corretos todas as vezes.

Limpe a panela corretamente – Após cada utilização, limpe bem o aparelho conforme indicado, prestando especial atenção às válvulas e aberturas que podem estar obstruídas por restos de alimentos.

 

CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR PANELA DE PRESSÃO

Toda panela de pressão fabricada e comercializada no país deve conter o Selo de Identificação da Conformidade, o Selo Inmetro. Este selo assegura que o produto foi fabricado observando os requisitos mínimos de segurança. Além disso, uma panela certificada garante ao consumidor que o produto passou por testes de pressão, de corrosão, de vedação e de capacidade volumétrica.

Selos de Identificação da Conformidade para utensílios.

 

Ao longo dos anos, os fabricantes têm investido em panelas cada vez mais seguras. Contudo, é essencial que o consumidor esteja atento na hora da compra. Além do Selo Inmetro, fique atento as seguintes informações, de acordo com a Portaria Inmetro nº 499/2021, norma que regulamenta panelas de pressão:

  1. Cada panela de pressão deve ser marcada em seu corpo, de maneira clara e permanente, as seguintes indicações:
    a) nome do fornecedor;
    b) capacidade volumétrica;
    c) pressão nominal de trabalho; e
    d) identificação que garanta a rastreabilidade do produto.
  2. A tampa deve conter um aviso, de maneira clara, chamando a atenção para a necessidade de se lerem as instruções do manual antes de colocar a panela de pressão em uso, com as informações abaixo:
    “Atenção! Leia as instruções antes de colocar a panela de pressão em uso. Mantenha sempre limpa a válvula reguladora de pressão da panela e verifique se não está deformada. Essa válvula deve ser substituída a cada 5 anos. Troque o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento. Troque as peças de reposição somente em representantes autorizados pelo fabricante.”
  3. As panelas de pressão devem ser fornecidas com manual de instruções, que não pode estar impresso na embalagem individual do produto, contendo informações completas para uso da panela de pressão com segurança, simples de entender, incluindo detalhes de como abri-la e fechá-la, cuidados no uso, manutenção e capacidade máxima para cozimento.
  4. Estas instruções devem conter ainda diagramas instrutivos quanto ao funcionamento, procedimentos de limpeza e material visual equivalente, bem como indicar que a panela de pressão não pode sofrer modificações e que todas as peças somente devem ser substituídas por peças originais.

A Brics realiza certificações de panelas de pressão segundo o estabelecido pela Portaria Inmetro nº 499/2021 e o nosso de Certificação de Segurança garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.

Agora ficou mais fácil o uso e a compra da panela de pressão, não acha? Se este texto foi útil para você, compartilhe!

BRICS Certificações
Garantindo Segurança no seu dia-a-dia!

Posts relacionados

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?