Por volta dos seis meses de idade, os bebês já podem se manter sentados e em postura firme para comer. É também nesse período que ocorre a introdução alimentar. Por isso a necessidade da cadeirinha de alimentação.
Há diversas opções no mercado, com diferentes possibilidades e funcionalidades. Pensando nisso, organizamos as principais informações que devem ser levadas em conta na hora de realizar a compra.
Como Escolher a Melhor Cadeira de Alimentação
Cadeira de alimentação para crianças é a cadeira utilizada com a finalidade de acomodar as crianças para sua alimentação, capaz de retê-las e mantê-las em uma posição sentada devido à sua própria coordenação. Ela pode ser do tipo:
Cadeira Alta: É aquela com apoio diretamente no piso, projetada para elevar a criança aproximadamente até a altura da mesa de refeição de adultos, e inclui modelos desmontáveis ou não, com ou sem bandeja, com capacidade de carga máxima de 23 kg. Também conhecidos como caldeirões de alimentação, são os modelos mais tradicionais e comuns no mercado. Elas são ideais para ter em casa, por serem mais práticas para o uso diário. No entanto, devido ao seu tamanho, não é muito portátil e costuma ser o modelo mais caro.
Cadeira de encaixe em mesa: É a cadeira de alimentação portátil, projetada para ser fixada em mesa, com capacidade de carga máxima de 15 kg. A vantagem é que permite que o bebê coma junto aos familiares, na mesma altura, além de ser leve e fácil de transportar. Por outro lado, geralmente não tem bandeja e não é reclinável.
Dessa forma, é bom pensar sobre as necessidades de uso, espaço e praticidade para assim, escolher a melhor opção para o bebê e toda família.
Cadeira de Alimentação só Com Selo Inmetro
Um fator essencial a ser avaliado sempre está relacionado à segurança. Quando falamos de crianças e especialmente bebês, é vital que essa questão seja uma prioridade. Um ponto importante é observar se o produto exibe o selo de identificação da conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O selo do Inmetro evidencia se a cadeira foi aprovada em questões ligadas à segurança, como o cinto de cinco pontos, estrutura e estabilidade. Entre os possíveis acidentes, há o risco do fechamento da cadeira durante o uso e a presença de materiais tóxicos na composição do produto. A avaliação desses itens indica que, diante de um uso correto do produto, as chances de acidentes são bastante reduzidas. Vaja o modelo do selo do Inmetro/BRICS:
Desde 2013, o Instituto publicou a Portaria que estabelece os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Cadeiras de Alimentação para Crianças, que deverão ser certificadas e registradas no Inmetro para serem comercializadas no Brasil. Por isso, antes de comprar, verifique a existência do selo.
Segurança é um item inegociável e o selo do Inmetro/BRICS garante mais tranquilidade ao comprar produtos infantis. Por isso, siga as instruções do fabricante para melhor conservação do produto e também respeite as orientações de segurança durante o uso.
Se você gostou das informações, não esqueça de deixar um comentário e compartilhar este artigo com amigos e familiares nas redes sociais.
BRICS Certificações
Garantindo Segurança no seu dia-a-dia!