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Anatel: o que é e quais as suas funções

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Com um mercado de telecomunicações que movimenta bilhões de reais por ano e impacta diretamente a vida dos brasileiros, a atuação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é fundamental para garantir que as empresas cumpram as regras e normas estabelecidas e que os consumidores tenham acesso a serviços de qualidade. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a Anatel e seu papel na regulação das telecomunicações no Brasil.

O que é a Anatel?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é a agência reguladora responsável por fiscalizar, regular e controlar os serviços de telecomunicações no Brasil. Criada em 1997, a Anatel é uma autarquia federal vinculada ao Ministério das Comunicações e tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos consumidores, além de promover a concorrência saudável no mercado.

A agência é, dentre outras atribuições, responsável por emitir concessões e licenças para as empresas de telecomunicações, estabelecer as regras e normas que devem ser seguidas pelas empresas e fiscalizar o cumprimento dessas normas. Além disso, a Anatel também é responsável por controlar as tarifas cobradas pelas empresas e avaliar a qualidade dos serviços prestados, aplicando multas em caso de descumprimento das normas estabelecidas.

Qual é a função da Anatel?

A Anatel foi criada com o objetivo de modernizar o setor de telecomunicações brasileiro, com a responsabilidade de garantir um ambiente favorável para os consumidores e aumentar o acesso aos serviços oferecidos. Para isso, a agência estabelece normas e padrões a serem seguidos pelos prestadores de serviços, a fim de garantir a oferta adequada dos mesmos.

Além disso, a Anatel também tem a função de autorizar o funcionamento de novas organizações e a entrada de produtos ligados ao segmento, como celulares e aparelhos de rádio. Todas as regras editadas pelo órgão regulador são publicadas em resoluções ou portarias. Veja a seguir detalhes de duas atribuições da agência reguladora:

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Um dos principais serviços oferecidos pela Anatel é o atendimento ao consumidor. Os clientes das empresas de comunicação podem fazer reclamações contra essas instituições junto ao órgão, quando estas não cumprem com as obrigações previstas em contrato. A Anatel encaminha as queixas para as empresas, que recebem um prazo de 10 dias úteis para responder e oferecer uma solução.

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

Outra importante função da agência é emitir certificação e homologação de produtos de telecomunicação. Para regular as atividades do setor, a Anatel criou um selo que confirma a regularidade do produto, que deve aparecer em itens como celulares, tablets, computadores, fones de ouvido, entre outros.

Essa certificação é obrigatória e realizada por um OCD (Organismo de Certificação Designado) com o intuito de garantir ao consumidor que ele está adquirindo um produto que respeita os padrões de qualidade, segurança e funcionalidades técnicas regulamentadas.

A BRICS Certificações, enquanto OCD, conduz todo o processo de certificação ANATEL, denominado de Avaliação da Conformidade de Produtos para Telecomunicações, e ao final do processo emitimos o Certificado de Conformidade Técnica necessário para a homologação ANATEL.

Precisando ter seu produto homologado pela ANATEL? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com nosso comercial pelo número +55 (11) 2087-7051 ou pelo email contato@brics-ocp.com.br.

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