R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Iluminação de Natal: Dicas de Segurança

luzes-de-natal-segurança

Passar o tempo com a família é a parte mais importante do Natal e, tornar os lares convidativos e alegres com luzes natalinas, é muitas vezes uma tradição familiar. No entanto, quando não usadas corretamente, as luzes natalinas, muito conhecidas como pisca-pisca, podem criar riscos à segurança e até causar incêndios.

Cuidados na hora de montar a iluminação de Natal

Especialistas alertam sobre o mau uso dos equipamentos, que podem levar a curtos-circuitos, choques elétricos e princípio de incêndios em residências. O uso de benjamins [adaptador para tomada] não é recomendado, visto que não possui nenhum tipo de proteção contra curto-circuito. A recomendação, então, é usar  filtro de linha ou régua de energia, que possui uma chave disjuntora e fusíveis, que servem para oferecer proteção aos aparelhos. Além disso, o manuseio do pisca-pisca enquanto está conectado à tomada deve ser evitado, assim como a proximidade de itens inflamáveis, como cortinas, papelões e outros.

Outro ponto importante na hora de ligar a iluminação de Natal é não fazer gambiarras ou improvisos. A BRICS separou algumas dicas importantes na hora da compra e instalação das luminárias natalinas. Confira!

  • Não compre produtos falsificados. Para evitar acidentes e garantir a segurança, evite comprar produtos piratas ou de procedência duvidosa;
  • Leia atentamente as instruções da embalagem dos pisca-piscas. Nela deve conter informações técnicas, como instrução de uso, potência e tensão de alimentação. Assim, você poderá verificar se a tensão elétrica de sua luminária natalina é compatível com a rede elétrica da sua residência;
  • Confira se a tensão elétrica de sua luminária natalina é compatível com a rede elétrica da sua residência;
  • Verifique o estado dos fios e procure por eventuais rompimentos. Como esses enfeites acabam ficando guardados durante o ano todo, é necessário também conferir se o cabeamento apresenta problemas de desgaste ou ressecamento no isolamento e provocar um curto-circuito. Por isso, observe se os fios elétricos estão rompidos antes de usá-los e não faça emendas ou reparos nas luminárias, as famosas “gambiarras”. Os encaixes desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e ornamentações, como cortinas, móveis ou tapetes.
  • Verifique se a luminária é adequada ao ambiente de instalação. Ao decorar a área externa da sua casa, verifique se a luminária natalina que você comprou é adequada para o ambiente onde pretende instalá-la e jamais deixe os fios no chão, onde há circulação de adultos, crianças e animais. Para esses ambientes é recomendado ainda o uso de DR (Dispositivo Residual), que desliga automaticamente o circuito elétrico ao detectar fugas de corrente de baixa intensidade, protegendo pessoas e animais contra choques elétricos, e também as edificações e seus equipamentos de avarias e até incêndios.
  • Tenha cuidado com o uso de velas. Elas devem ser usadas em suportes próprios ou em cima de um pires, que possam mantê-las grudadas à superfície. Além disso, não devem ser posicionadas próximas à árvore de Natal e de outros materiais que possam propagar o fogo, ficando bem distantes das crianças;
  • Importante: Lembre-se, desligue os pisca-piscas antes de dormir ou se sair de casa e de preferência compre lâmpadas Led. Elas são mais seguras e econômicas.

Entendendo a Regulamentação do Pisca-Pisca

No Brasil, as luminárias natalinas não são objeto de um programa de avaliação da conformidade, ou seja, as lâmpadas pisca-piscas não são certificadas e, portanto, não há o “selo do Inmetro”. Mas elas devem atender à Portaria INMETRO nº 497/2021, que estabelece informações obrigatórias para os dispositivos elétricos de baixa tensão disponibilizados no mercado. Elas somente podem ser comercializadas apresentando na embalagem, em português, informações como: nome ou a marca ou o logotipo do fabricante/importador, razão social, endereço e CNPJ/CPF do fornecedor, do encartelador ou montador; tensão a que se destinam em volt (V) e potência máxima do conjunto em watt (W). Além disso, todos os plugues das luminárias devem ostentar o selo Inmetro, e ter gravados o nome, a marca ou o logotipo do fabricante, a indicação da tensão a que se destinam em Volt (V), potência em Watt (W) ou a corrente nominal em ampère (A), conforme previsto na Portaria Inmetro nº 90/2022.

É importante que as luminárias sejam adquiridas em estabelecimentos comerciais legalmente instituídos. Portanto, não compre produtos no comércio informal. As chances de acidentes aumentam, pois os itens podem ser de procedência duvidosa e não passar por processos de controle da produção pelo fabricante. Guarde a nota fiscal do produto: ela é sua comprovação de origem do produto e recebê-la é seu direito como consumido

Mantenha sua família segura. Ao tomar as devidas precauções, tanto dentro como fora de casa, você evita acidentes e pode dar atenção aos amigos e à família sem preocupações.

A BRICS deseja a todos boas festas!

 

ATENÇÃO: Esse artigo foi publicado na data listada acima. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas. O conteúdo pode estar obsoleto, dependendo do momento da leitura. Consulte nossos últimos artigos relacionados ao tema ou entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas sobre a legislação atual.

Posts relacionados

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?