R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

Guia para Lojistas na Black Friday

O que os Lojistas Precisam Saber para uma Black Friday de Sucesso

O período da Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos lojistas, que aproveitam esse momento para impulsionar suas vendas  e conquistar novos clientes. Este ano,  marcada para o dia 24 de novembro,  é fundamental se preparar adequadamente para essa ocasião.

Para garantir o lucro nessa data, é fundamental evitar problemas comuns que geram conflitos com os clientes. Além disso, existem práticas essenciais para garantir vendas sem comprometer os direitos dos consumidores. Para saber mais, continue a leitura.

VENDAS Online na black friday

Nas vendas online, os lojistas devem garantir que seu site forneça informações essenciais, como CNPJ, razão social, telefone e endereço físico, facilitando o contato com os consumidores. O prazo de entrega deve ser divulgado e cumprido. Além disso, o lojista precisa apontar as características principais da mercadoria ou do serviço, incluindo os riscos à saúde e à segurança dos consumidores.

Por exemplo, 183 tipos de eletrodomésticos possuem o Selo de Identificação da Conformidade, conhecido como Selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Dentre esses eletrodomésticos estão: aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras e processadores de alimentos. Não é obrigatório o site mostrar o selo, mas as informações do registro Inmetro contidas neles devem ser apresentadas de forma clara no momento da venda.

Já para produtos eletrônicos e celulares, que necessitam de homologação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é necessário informar o código de homologação na descrição dos produtos.

Sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, deverá ser observado o direito de arrependimento da compra por parte do consumidor no prazo de sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. É essencial comunicar, no mesmo instante, o cliente a respeito do recebimento do pedido de cancelamento da compra.

Em compras online o valor do frete deverá ser destacado, de maneira que o consumidor identifique se o preço exibido do produto inclui ou não o valor de envio.

Lembrando que, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a oferta do produto precisa ser transparente e precisa, com todas as condições de venda apresentadas ao consumidor antes da compra, evitando falsas promoções ou maquiagem de preços. No caso da prestação de serviços, é muito importante que o cliente saiba o que receberá.

Ao concluir a transação, é imprescindível fornecer ao consumidor o comprovante fiscal, único meio que o comerciante tem de se resguardar e, em caso de fiscalização, demonstrar a origem da mercadoria que lhe foi fornecida.

VENDAS EM LOJAS FÍSICAS na black friday

Quanto às vendas em lojas físicas, os lojistas devem exibir as ofertas dos produtos participantes da “Black Friday” de forma correta, clara, visível e ostensiva, possibilitando que o consumidor identifique facilmente os descontos reais.

Os lojistas não devem fazer falsas promoções, simulando descontos inexistentes ou “maquiando” o preço para que o produto pareça mais barato. Em vez disso, precisam observar o devido cumprimento da oferta.

Além disso, em compras presenciais, é fundamental aderir ao CDC quanto à exigência de troca de produtos defeituosos, evitando afixar cartazes que proíbam, de maneira indiscriminada, qualquer tipo de troca.

Produtos certificados pelo Inmetro ou homologados pela Anatel devem exibir os selos correspondentes, demonstrando que passaram pelo processo de certificação e/ou homologação.

Seja em ambientes físicos ou virtuais, os lojistas devem manter a integridade dos produtos, incluindo suas marcações obrigatórias, instruções de uso, advertências e embalagens. Essas práticas não apenas fortalecem a confiança do consumidor, mas também contribuem para o sucesso das vendas durante a Black Friday.

Curso de Tratamento de Reclamações

Se você é lojista, importador ou fabricante que necessita saber mais sobre o Código de Defesa do Consumidor, para lidar com eventuais reclamações de clientes e/ou consumidores, seja na linha de frente no contato direto com o reclamante (o famoso SAC), na análise e no encaminhamento de solução, ou na elaboração de procedimentos internos para o atendimento ao requisito, conheça agora nosso Curso de Tratamento de Reclamações!

Equipe Brics Group
Credibilidade e Confiança para sua Marca!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?