R. Dr. Ramos de Azevedo, 159. 18º Andar - Sala 1802 CEP: 07012-020 Guarulhos / SP

6 DICAS PARA CONSERVAR OS PNEUS DO SEU CARRO

6 DICAS PARA conservar OS PNEUS DO SEU CARRO

Dirigir é uma das coisas mais perigosas que fazemos em nossas vidas. Por isso, manter seus pneus em ótimas condições é importante! O pneu ideal deve oferecer mais segurança, durabilidade e fornecer melhor controle e conforto na direção. No entanto, o desempenho do pneu do seu carro depende de sua condição e pode diminuir com o tempo devido ao desgaste normal.

Se você tomar alguns cuidados básicos com seus pneus, poderá garantir-lhes uma vida útil mais longa e evitar gastos com um novo jogo de pneus. Continue lendo para conhecer seis dicas de como você pode prolongar a vida útil de seus pneus e desfrutar de uma melhor experiência na condução do seu carro.

1. Mantenha os pneus calibrados adequadamente

Pneus de carro com a pressão ideal aderem melhor à superfície da estrada do que pneus com pressão insuficiente ou excessiva, levando a um melhor controle do veículo. Por isso, verifique a pressão dos pneus pelo menos de 15 em 15 dias com os pneus frios, ou seja, antes de sair para um passeio.

Não sabe qual deve ser a pressão dos pneus? Consulte o manual do proprietário. Não confie no número encontrado na lateral de seus pneus porque essa é a pressão máxima dos pneus, não a pressão recomendada.

Pneus são caros, mas verificando a pressão dos pneus regularmente, você pode prolongar sua vida útil, garantindo segurança e estabilidade do veículo.

2. INSPECIONE SEUS PNEUS REGULARMENTE

Na hora de verificar a pressão dos pneus ou lavar o carro, faça uma inspeção física dos pneus. Não tenha medo de se ajoelhar para fazer sua inspeção. As coisas a serem observadas incluem rachaduras, protuberâncias e objetos que podem ter perfurado o pneu, como pregos, parafusos, vidro ou pedras. Se um desses objetos perfurar a parede lateral do pneu, o pneu precisará ser substituído.

É muito mais fácil inspecionar seus pneus na segurança e conforto de sua própria garagem do que no acostamento da rodovia com carros passando a 100 km/h.

3. FAÇA O RODÍZIO DE PNEUS

Os pneus dianteiros são responsáveis por guiar o carro nas curvas, desgastando-se na borda mais rapidamente do que os traseiros. Dessa forma, o rodízio de pneus evita que eles se desgastem de forma desigual, mantendo o desgaste uniforme da banda de rodagem, prolongando a vida útil dos seus pneus, poupando-lhe tempo e dinheiro a longo prazo.

4. não sobrecarregue seu veículo

Uma carga muito pesada exige um esforço maior dos pneus e pode ser um risco à segurança, visto que o carro perde estabilidade.

Verifique no manual do proprietário a carga máxima recomendada para o veículo, especialmente antes de qualquer viagem longa. Nele há informações sobre quanto peso seu veículo pode suportar com segurança.

5. Alinhamento e Balanceamento

O balanceamento de pneus corrige a distribuição desigual de peso nas rodas. Rodas desbalanceadas podem causar vibração, desgaste excessivo dos pneus, danos à suspensão e outros problemas. O desgaste irregular dos pneus e a vibração no volante, no piso ou no assento podem sinalizar que é hora de balancear os pneus. Você também pode fazer o balanceamento dos pneus durante um rodízio de pneus, após um reparo de pneu furado ou como parte da manutenção programada.

O benefício mais significativo dos serviços de balanceamento é que eles evitam o desgaste prematuro do pneu. Balancear seus pneus conforme recomendado pelo fabricante pode ajudar a prolongar sua vida útil e melhorar seu desempenho.

Já o alinhamento de pneus refere-se a um ajuste da suspensão do carro. O alinhamento evita que seu carro se desvie para a direita ou para a esquerda. Também pode melhorar o manuseio do seu veículo e interromper vibrações incomuns na estrada.

Os benefícios do alinhamento,  incluem melhor manuseio do veículo, eficiência de combustível e vida útil dos pneus.

6. direção defensiva

Uma das técnicas mais eficazes para cuidar dos pneus é moderar os hábitos de condução. A condução em alta velocidade aquece os pneus, aumenta o atrito e desgasta os pneus mais rapidamente. Evite também frenagens bruscas. Quanto maior o atrito do pneu com o asfalto, maior o desgaste. Além das acelerações e frenagens progressivas, reduza a velocidade para fazer curvas. Assim, o desgaste é menor e sua vida útil é prolongada.

Dica extra: Aprenda a ler o as marcações do pneu

 

A marcação de um pneu corresponde às palavras, letras e símbolos inscritos na lateral do pneu.  Além do nome da marca, podemos ler também as características e dimensões do pneu. Acesse aqui e entenda essas informações.

 

 

Cuidar dos seus pneus é simples, mas muito importante. Os carros dependem de pneus bem conservados para complementar o conforto, a segurança e o prazer de condução. Siga estas dicas para tirar o melhor proveito dos seus pneus e do seu carro.

A Brics realiza certificações Pneus Novos segundo o estabelecido pela Portaria Inmetro nº 379/2021 e o nosso Selo de Certificação de Segurança garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.

Você tem alguma dica ou informação sobre pneus que gostaria de compartilhar? Por favor, compartilhe na caixa abaixo.

BRICS Certificações
Garantindo Segurança no seu dia a dia

Posts relacionados

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Agradecemos o seu contato, de agora em diante vou realizar o seu atendimento.

Sua privacidade é importante para nós. Você autoriza a coleta do seu nome e telefone para nosso contato comercial e para futuros contatos contendo informações de novos produtos e serviços?