Os Selos de Certificação Inmetro, que a BRICS concede aos seus clientes, garantem segurança, confiabilidade e qualidade que o seu produto precisa!

Com foco na segurança e proteção do bebê ou da criança no caso de um acidente ou de uma rápida desaceleração, o Inmetro estipulou certificação compulsória para os produtos classificados como DRC – Dispositivo de Retenção para Crianças, importados ou fabricados nacionalmente.

A BRICS atua como Organismo Certificador de Produtos (OCP) acreditado pelo Inmetro e o nosso Selo de Certificação de Segurança de DRC – Dispositivos de Retenção para Crianças garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança e normas definidos na Portaria Inmetro Nº 246/2021.

BRICS Responde

1. O que é um DRC - Dispositivo de Retenção para Crianças?

Segundo a Portaria Inmetro nº 246/2021, um dispositivo de retenção para crianças é um conjunto de componentes, capaz de ser fixado no assento do veículo rodoviário automotor, podendo este conjunto de componentes incluir uma combinação de tiras/cadarços ou componentes flexíveis com um fecho, dispositivos de ajuste, elementos de fixação e, em alguns casos, um dispositivo adicional, tal como um berço portátil, um sistema de transporte de bebês, uma cadeira adicional e/ou um escudo contra impacto, sendo projetado de modo a diminuir o risco de ferimentos ao usuário, em caso de colisão ou de desaceleração brusca do veículo, através da limitação da mobilidade do corpo da criança.

O dispositivo de retenção para crianças (DRC) pode ser instalado no veículo utilizando, para fixação no banco do veículo, do cinto de segurança do veículo ou do sistema de ancoragem ISOFIX.

O ISOFIX é um sistema internacional de fixação de DRC que prende o assento diretamente ao chassi do carro e que possui um sistema de antirotação, mais conhecido como top tether ou braço de apoio, e cujo principal objetivo é evitar erros na instalação do DRC, reduzindo as falhas no uso.

2. Por que devo certificar um DRC?

Considerando que é dever de todo fornecedor oferecer produtos seguros no mercado nacional, o Inmetro definiu na Portaria Inmetro nº 246/2021 que DRC – Dispositivos de Retenção para Crianças é um produto de certificação compulsória, ou seja, obrigatória.

Em decorrência dessa obrigatoriedade, DRCs não certificado fica sujeito a multas e outras punições.

É importante entendermos que um produto bem avaliado e uma certificação bem feita é a garantia da segurança do usuário final, bem como evita problemas de recall e danos ao bem maior que uma empresa tem, sua imagem e nome.

3. Importante:

Após a certificação, os produtos deverão ser registrados no Inmetro, porém somente o fornecedor desses produtos pode solicitar o Registro de Objeto junto ao Inmetro, na condição de solicitante.

Somente se enquadra como fornecedor, a pessoa jurídica que tenha evidenciado em seu contrato social e no comprovante de inscrição junto ao CNPJ, atividades relacionadas ao produto para o qual está solicitando o registro.

Quando o solicitante do registro do objeto for um importador / distribuidor, o mesmo deve importar / distribuir o produto de fato. Quando a importação ocorrer por conta e ordem de terceiro, o registro deve ser requerido pelo terceiro.

O Que Dizem Nossos Clientes

Julio Rodrigues

Uma das melhores OCP!

A BRICS é uma empresa especializada em certificações de produtos, e além disso, é considerada uma das melhores OCP.Atende seus clientes e parceiros com qualidade técnica, responsabilidade e transparência. Quem está com a BRICS está satisfeito, com muita excelência e qualidade em tudo que faz.

Vinicius Barbieri

Praticidade e Agilidade!

Gostamos de trabalhar com a BRICS pela praticidade na comunicação e agilidade nos processos.

Celso Oro

Presteza e clareza durante o processo de Certificação!

Pela atenção dispensada, pelos retornos sempre rápidos, pela presteza e clareza nas orientações durante o processo de Certificação. Achamos muito importante, durante um processo de Certificação, o cliente se sentir amparado por quem está conduzindo esse processo.

Júlio Castro

Interesse em ajudar e tirar nossas dúvidas!

O atendimento da equipe é sempre bom. Nossa empresa está trabalhando com os certificados nacionais e importados com a Brics, os técnicos apresentam conhecimento e o mais importante na minha opinião é o interesse que demonstram em ajudar e tirar nossas dúvidas.

Célio Ramos

Atendimento rápido e excelência!

Trabalhar com a Brics foi extremamente preciso, com atendimento rápido e excelência. Caso haja algum produto novo ou modificação em nossos itens, não hesitaremos em convidá-los para o processo. Excelente suporte e qualidade.

Ricardo Armesto

Comprometimento e eficiência!

A Brics e seu time de atendimento sempre demonstram comprometimento e eficiência em todas as etapas da certificação, todo processo é bastante organizado e prático.

Ingrid Natany

Excelente atendimento!

Escolhemos a Brics devido ao excelente atendimento, sempre que há possibilidade de nos auxiliar em algum processo se mantém disponível, como: esclarecimento de dúvidas, atendimento ao cronograma (agenda FOM), facilidade em negociação (pagamentos).

Dani Cusnir

Ágeis e eficazes!

Na BRICS encontrei especialistas muito bem capacitados, uma atenção diferenciada, deixando todo o processo muito claro e transparente.Além disso, são ágeis e eficazes, sempre visando o melhor para o cliente. Considero, hoje, uma parceria feita entre nós, ficando responsável por toda parte de certificação.

Viviane Barcelos

Atenção, empenho e agilidade!

Trabalhamos com a Brics devido a atenção, empenho e agilidade em nossos processos. Desde o setor comercial até o setor técnico.

Carlos Alberto

Iniciamos do jeito correto com a escolha da certificadora!

Quando iniciamos o projeto da indústria e se fazia necessário uma certificadora, dentre várias empresas que fizemos contato na ocasião, a Brics nos deu todo suporte para entendermos o processo e nosso produto tivesse a excelência desejada.A PETROARLA agradece a parceria da Brics, na certeza que iniciamos do jeito correto com a escolha da certificadora, o que nos proporcionou produzir um produto de alta qualidade.

Processo com qualidade.

Confiança nos processos, agilidade e contato, um bom alinhamento é sempre importante para ter um processo com qualidade!

Prático, rápido e profissional!

A BRICS é um OCP que preza pela qualidade no atendimento e prestação dos serviços. Possui ótimos profissionais super qualificados e primordialmente educados no trato. Sempre atentos às solicitações, prazos e todo respaldo técnico exigidos pelo INMETRO, prestam total assistência. Na questão de auditorias, fazem a condução das mesmas de forma excepcional, tanto as realizadas no Brasil quanto no exterior. É um OCP que disponibiliza canais diretos de atendimento com os responsáveis pelo Escopo, tornando tudo mais prático, rápido e profissional. Na BRICS nós confiamos e recomendamos!

Obrigado pelo suporte!

Queria parabenizar a Brics pelo bom atendimento. Desde que entramos com os processos na nova portaria 563, recebemos todo o suporte necessário em tempo para esclarecer nossas dúvidas de processo. Muitas dúvidas e conflitos surgiram com a nova portaria e foram eficazmente resolvidos, graças a equipe Brics. Obrigado pelo suporte e a pela rápida resolução de dificuldades no processo.

Guilherme Carvalho

A melhor decisão!

A Brics já entrou no meu dicionário como sinônimo de solução, com processos de certificação ágeis, com mínimos transtornos e por todo atendimento prestado pelos seus colaboradores. Trabalhar com um OCP que responde e soluciona meus problemas foi a melhor decisão que eu tomei para o processo de certificação de produtos.

Quer saber mais sobre como certificar Dispositivos de Retenção de Crianças?

Faça o download gratuito do nosso eBook: “Certificação de DRC pela Portaria Inmetro nº 246/2021”. Basta preencher o formulário ao lado!

Digite seu nome
Digite seu telefone
Digite seu email

Ao informar livremente meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade da BRICS Certificações. Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.