Pneu de Bicicleta


Seja ou de fabricação nacional ou importado, destinados ao uso em bicicletas de uso adulto, de borracha, que possuam estrutura constituída à base de fibras têxteis – filamento de poliamida – náilon, filamento de poliéster ou algodão – e seus talões formados por fios de aço.

Será considerado pneu de bicicleta de uso adulto todo pneu de bicicleta identificado em sua lateral com diâmetro maior ou igual a 400 mm, independentemente da largura da seção e ao uso a que o pneu de bicicletas de uso adulto se destina.

Com foco na segurança, visando à prevenção de acidentes com seu uso todo pneu de bicicleta de uso adulto, comercializado no Brasil deve ser certificado de acordo com a Portaria nº 595, publicada em 07/12/2018, seja produto nacional ou importado.

Modelos de Certificação

Para este escopo pode ser utilizado o modelo de certificação 5

MODELO DE CERTIFICAÇÃO 5
Nesse modelo a avaliação é realizada por meio de ensaio de tipo, avaliação e aprovação de Sistema de Gestão de qualidade do fabricante, acompanhamento através de auditorias no fabricante e ensaio em amostras.

Definição de Famílias

Agrupamento de modelos de pneus de bicicletas, de uma mesma unidade fabril, que reúnem características semelhantes quanto ao tipo de uso, largura da seção, diâmetro do aro e suporte.

Identificação da Família

– Quanto ao tipo de uso
– Largura da Seção (mm)
– Diâmetro Nominal do Aro (mm)
– Quanto ao suporte

Perguntas Frequentes