Dispositivos de Retenção para Crianças

Com foco na segurança, visando o transporte seguro dos usuários, A certificação de Dispositivos de Retenção para Crianças – DRC, foi instituída pelo Inmetro através da Portaria nº 466, de 16 de outubro de 2014.

Fabricantes, importadores e comerciantes estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei caso comercializem, no mercado nacional, produtos não conformes.

Aplicação
Os requisitos da avaliação da conformidade se aplicam a Dispositivos de Retenção para Crianças – DRC, inclusive crianças com necessidades especiais, destinados a serem instalados em veículos rodoviários automotores de três ou mais rodas e não destinados a serem utilizados em assentos voltados para a lateral ou na área de bagagem em assentos rebatíveis.

O DRC pode ser instalado no veículo utilizando-se, para fixação no banco do veículo, do cinto de segurança do veículo ou do sistema de ancoragem ISOFIX.

Agrupamento para Efeitos de Certificação e Registro
Para a Certificação e o Registro do Objeto deste Requisitos de Avalição da Conformidade – RAC, aplica-se o conceito de modelo.

Modelos de Certificação

Para este escopo podem ser utilizados os modelos de certificação 5 e 1B:

MODELO DE CERTIFICAÇÃO 5
Nesse modelo a avaliação é realizada por meio de ensaio de tipo, avaliação e aprovação de Sistema de Gestão de qualidade do fabricante, acompanhamento através de auditorias no fabricante e ensaio em amostras.

MODELO DE CERTIFICAÇÃO 1B
Nesse modelo a avaliação é realizado por meio da avaliação do Lote, onde a certificação estará somente vinculada ao lote avaliado (fabricado ou adquirido).

Perguntas Frequentes