
Artigos para Festas entende-se por objetos projetados e fabricados para serem usados quer seja em decoração, quer seja como utensílios ou recipientes para fins alimentícios, em festas.
Embora sejam itens aparentemente inofensivos, os artigos para festas escondem riscos iminentes para adultos e principalmente, para crianças, dentre os quais se destaca a toxidade dos materiais que entram em contato com a pele ou saliva, riscos mecânicos e a presença de metais pesados nos produtos.
Em 10/12/2019, foi publicada a Portaria Inmetro Nº 507 que tornou a certificação para Artigos para Festas voluntária, mantendo o foco na segurança, visando uma redução de riscos associados ao uso do produto por crianças com idade inferior a 14 anos, sendo mantida a Portaria Inmetro Nº 545, publicada em 25/10/2012 como a portaria guia para a certificação desses produtos.
A BRICS atua como Organismo Certificador de Produtos (OCP) acreditado pelo Inmetro e o nosso Selo de Certificação de Segurança de Artigos para Festas garante que o produto passou por testes laboratoriais e está cumprindo todos os requisitos de segurança definidos nas normas aplicáveis.
BRICS Responde
1. O que é um Artigo para Festa?
De acordo com a Portaria Inmetro nº 545/2012, Artigo para Festas é “qualquer objeto projetado e fabricado para ser usado quer seja em decoração, quer seja como utensílio ou recipiente para fins alimentícios, em festas nas quais participem crianças menores de 14 anos.”
Essa portaria lista quais itens devem ser considerados como Artigos para Festas.
2. Por que devo certificar Artigos para Festa?
De acordo com o Art. 2° da Portaria Inmetro nº 545/2012, a certificação de Artigos para Festas é voluntária e deverá ser realizada por Organismo de Certificação de Produto – OCP, acreditado pelo Inmetro.
Ainda que essa certificação seja Voluntária, o Selo de Certificação Voluntária da BRICS Certificações vem destacar o produto certificado em relação aos demais, demonstrando toda a preocupação do fornecedor e da marca com a segurança do consumidor final, sendo essa uma estratégia importante nesse mercado cada vez mais competitivo.
3. Importante:
O fornecedor do produto deve dispor de uma sistemática para o Tratamento de Reclamações de seus respectivos clientes sobre o objeto da certificação, apresentando, dentre outros pontos, registros de cada uma das reclamações recebidas e a tratativa que foi dada a essas reclamações.
Quer saber mais sobre como certificar Artigos para Festa?
Faça o download gratuito da nossa “Cartilha de Certificação de Artigos para Festa pela Portaria Inmetro nº 545/2012”. Basta preencher o formulário ao lado!
O Que Dizem Nossos Clientes