Portaria 20/2012

Por que certificar ventiladores?

O Brasil é um país tropical, cujas temperaturas superam os 30ºC na maioria das cidades, sem muitas dificuldades. Por conta disso, é natural que as pessoas procurem por meios de aliviar o calor, sobretudo durante o verão. Isso torna os ventiladores tão populares no país. No entanto, é preciso lembrar que esses utensílios oferecem alguns riscos relacionados a: ferimentos, superaquecimentos, resistência à umidade e ao calor, resistência mecânica, sobrecargas elétricas, enferrujamento, toxicidade, radiação, entre outros.

Diante de tantos riscos, o Inmetro publicou a Portaria 20/2012, com o objetivo de avaliar e certificar os ventiladores comercializados em todo o território nacional, sejam eles fabricados no Brasil ou importados. Dessa forma, o órgão determina, por meio de testes laboratoriais, a verificação das propriedades desses aparelhos, de modo a assegurar sua eficiência e segurança aos seus usuários, desde que tenham atingido os requisitos mínimos para aprovação. A Brics é um Organismo de Certificação de Produtos (OCP) acreditado pelo Inmetro, que, portanto, tem experiência e infraestrutura na condução dos processos de certificação desses itens.

Quais produtos devem ser certificados?

De acordo com a portaria, devem ser certificados e receber a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia os seguintes produtos:

• Ventiladores de mesa;
• Ventiladores de parede;
• Ventiladores de pedestal;
• Circuladores de ar ou aparelhos comercializados para este fim de uso doméstico.

Quais modelos para certificação de ventiladores existem?

A Portaria 20/2012 estabelece os itens avaliados, requisitos a serem atingidos e modelos de certificação para ventiladores. Para esta categoria de produtos, o documento determina que podem ser empregados os seguintes modelos de certificação:

• Modelo 5: Nesse modelo, a avaliação é realizada por meio de ensaio de tipo, avaliação e aprovação de Sistema de Gestão de qualidade do fabricante, acompanhamento por meio de auditorias no fabricante e ensaio em amostras retiradas no fabricante e no comércio;
• Modelo 7: Nesse modelo, a certificação é restrita à avaliação de um lote (quantidade determinada de itens) específico, seja ele fabricado ou adquirido.

Conte com a Brics

Para quem precisa de certificação de ventiladores, a Brics dispõe de todo o conhecimento e infraestrutura necessários para a obtenção do selo do Inmetro. Nossas equipes trabalham com agilidade e praticidade. Dessa forma, fica mais fácil garantir segurança ao consumidor e eficiência de desempenho aos ventiladores.